Quinta, 28 de Março de 2024
26°

Tempo nublado

Governador Valadares, MG

Cultura Cultura

Grupos culturais em Governador Valadares passam por capacitação para receber recursos da Lei Aldir Blanc

Lei sancionada no final do mês de junho repassa recursos a grupos culturais no período da Pandemia

16/07/2020 às 16h28 Atualizada em 16/07/2020 às 16h33
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Governador Valadares
Compartilhe:
Grupos culturais em Governador Valadares passam por capacitação para receber recursos da Lei Aldir Blanc

A cultura é um dos principais atrativos para divertimento e construção intelectual de uma sociedade. Mas com a pandemia, a cultura teve que fechar seus espetáculos e esperar a hora certa para retornar aos palcos. Muitos artistas, espaços e grupos culturais de Valadares, que não estão recebendo recursos neste momento, estão ansiosos para receber por parte do Governo Federal dos Recursos provenientes da Lei Federal de Apoio Emergencial à Cultura, a Lei Aldir Blanc. A expectativa é que estes artistas recebam auxílio e subsídio financeiro, além de recursos para a realização de chamadas públicas e editais por parte do Município.

Nas duas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), através do Departamento de Cultura, realizou reuniões de capacitação online com todos os setores da área cultural de Valadares. A participação e o interesse da classe cultural foram altos. De acordo com o Diretor do Departamento de Cultura, Kevin Figueiredo, a reunião “possibilitou que todos tirassem suas dúvidas sobre os tramites da lei, desde a sanção até à execução, e ainda facilitou para que conhecessem as ações da Prefeitura para a área da cultura, realizadas desde o início da gestão do prefeito André Merlo”.

Agora é hora de mobilizar os grupos culturais do Campo. Para isso, na próxima semana, a Secretaria de Cultura realizará reuniões de capacitação para que estes artistas também estejam preparados para receber os recursos da lei.

“São muitos os grupos culturais nos distritos, como Caboclinhos, Grupos de Dança da Fita, Grupos de Contação de História e cantigas de roda. Todos terão direito de receber os recursos da Lei e é papel do Município entrar em contato com esses grupos para capacitá-los”, completou Kevin.

As reuniões serão online com os grupos que tenham acesso à internet. Apenas em caso de extrema necessidade os encontros poderão ser presenciais, com todas as precauções e cuidados necessários no contexto da Pandemia.

Lei Aldir Blanc

Importante destacar que os recursos da Lei Aldir Blanc ainda não foram enviados ao Município e que, apesar de sancionada, ainda é necessário que o Governo Federal elabore o Regulamento da Lei, definindo regras e responsabilidades dos Municípios e dos estados, bem como dos prazos de envio do recurso, de prestações de contas e outras questões operacionais no âmbito da gestão pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Governador Valadares - MG
Governador Valadares - MG
Sobre o município Governador Valadares é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e está situado a cerca de 320 km a leste da capital do estado. Ocupa uma área de pouco mais de 2 342 km², sendo aproximadamente 58 km² em área urbana, e sua população em 2019 era de 279 885 habitantes, posicionando-se como o nono mais populoso do estado mineiro.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio