Senado Federal Senado Federal
Mara Gabrilli participa da 17ª conferência da ONU sobre pessoas com deficiência
A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) está em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para representar o Senado Federal na 17ª Conferência dos Estados Partes ...
06/06/2024 17h08
Por: Redação Fonte: Agência Senado

A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) está em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para representar o Senado Federal na 17ª Conferência dos Estados Partes da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que ocorre na próxima semana na sede das Nações Unidas. A senadora também será a candidata brasileira na eleição de nove peritos independentes para o Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A votação ocorrerá na terça-feira (11).

— É um encontro extremamente importante, não só para o segmento das pessoas com deficiência no mundo todo, mas para toda nação que visa o verdadeiro desenvolvimento. Toda nação cujas pessoas com deficiência conseguem exercer a cidadania se desenvolve mais rápido. A conferência deste ano vai tratar de temas muito relevantes para o Brasil e para outros tantos países que precisam refletir sobre como aprimorar as políticas de inclusão — disse a senadora.

Esse comitê foi criado em 2008 e reúne 18 especialistas de diferentes países. O colegiado analisa como cada país vem trabalhando questões sobre inclusão, acessibilidade, educação, saúde, trabalho e outros direitos das pessoas com deficiência. De acordo com a senadora, os peritos analisam, por exemplo, possíveis violações aos direitos dessa população.

Continua após a publicidade

— É uma honra estar na ONU representando meu país. Sou mulher e tenho uma deficiência severa. Carrego comigo uma somatória de exclusões e sei o quanto ainda precisamos trabalhar para que outras pessoas tenham seus direitos garantidos e oportunidade para ocupar espaços de liderança.

Mara Gabrilli foi a primeira brasileira a compor o comitê, em mandato de 2019 a 2022. Ela foi indicada pelo governo brasileiro em março do ano passado para concorrer à reeleição. O mandato é de 2025 a 2028 e o cargo não é remunerado, mas todas as despesas são custeadas pela ONU, sem gastos para o Brasil.

— Assim como no mandato anterior, faremos um trabalho de muito comprometimento, trazendo para o nosso país o que foi bem-sucedido lá fora e levando para outros países as conquistas que já tivemos por aqui.

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi adotada pela ONU em 2006 para proteger e garantir o acesso a todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência. Atualmente, 194 países são signatários da convenção que, no Brasil, foi ratificada pelo Congresso Nacional em 2008.

Continua após a publicidade

Com informações da assessoria da senadora Mara Gabrilli