Geral Infraestrutura
Governos de Minas e EUA discutem parcerias para produção de energia limpa e renovável
Potencial energético do estado foi tema do encontro entre o embaixador americano Geoffrey Pyatt e o governador Romeu Zema
17/07/2024 17h57
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

O governador Romeu Zema recebeu, nesta quarta-feira (17/7), o embaixador americano Geoffrey Pyatt, que também é secretário assistente de Estado dos Estados Unidos da América para Recursos Energéticos. O encontro ocorreu na sede do Governo de Minas , na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e teve como tema o potencial energético do estado, a atração de investimentos e parcerias com o governo americano.

A visita do embaixador é mais um passo importante na construção de um futuro energético mais limpo e sustentável para Minas Gerais e reforça a importância das relações internacionais na promoção do desenvolvimento econômico do estado. O encontro é uma consequência direta da missão internacional para Nova Iorque e Washington D.C. realizada pelo Governo de Minas em maio deste ano.

Durante a reunião, realizada na sede do governo estadual, as autoridades discutiram temas cruciais para o desenvolvimento sustentável, focando principalmente na geração de energia limpa. O governador Zema aproveitou a oportunidade para apresentar à comitiva americana os potenciais de Minas Gerais, tanto na produção de energia renovável quanto na exploração mineral, pautados pela responsabilidade ambiental.

Continua após a publicidade

“Nós temos em Minas um imenso potencial de energia limpa. Estamos crescendo na geração de energia fotovoltaica. E isso atrai indústrias, que podem se instalar lá e produzir produtos limpos, gerando emprego e renda, além de uma cadeia de novos negócios. Minas também saiu na frente em relação à exploração do lítio para fabricação de baterias, que é hoje um dos principais temas debatidos em todo o mundo. E estamos trabalhando com muita responsabilidade ambiental”, destacou o governador.

Ainda sobre a extração mineral, outro tema de grande interesse da comitiva americana, o governador ressaltou que o Estado tem atuado para garantir a segurança de todo o processo de mineração. “Depois de duas grandes tragédias em Minas, que ceifaram vidas e causaram um enorme estrago ambiental, nós aprimoramos a legislação por meio da lei 'Mar de Lama, nunca mais'. Com isso, todas as barragens a montante estão em processo de descaracterização. Não somos um governo que fala e age pouco, como nas gestões anteriores. Nós queremos o desenvolvimento do estado, mas com responsabilidade”, acrescentou.

O embaixador americano Geoffrey Pyatt considerou o encontro como uma oportunidade de construir parcerias. “Nós tivemos uma boa impressão após essa discussão. Temos compromissos em comum dentre os nossos esforços com foco na transição energética. Esta é uma demanda em crescimento, principalmente alavancada pelos carros elétricos. Diante disso, é muito importante o alinhamento entre as nações na esperança de realizarmos mais em Minas e nos EUA, aumentando a cadeia de fornecimento de energia limpa para suprir essa demanda”

Também participaram da reunião o especialista comercial em Mineração, do escritório dos EUA em Belo Horizonte, Tulio Teixeira; a cônsul dos EUA em Belo Horizonte, Katherine Ordonez; o diretor de Energia para a América do Sul do escritório de Recursos Energéticos do Departamento de Estado, Benjamin Burnes; e o diretor econômico de Mineração e Minerais Críticos, da embaixada dos EUA em Brasília, Renato Barreda.

Continua após a publicidade

Representando o Governo de Minas, além do governador, participaram do encontro o diretor-presidente da Invest Minas , João Paulo Braga; o presidente da Cemig , Reynaldo Passanezi; a secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico , Kathleen Garcia; e o secretário-adjunto de Casa Civil , Juliano Fisicaro Borges.