SUPERAÇÃO

“Todos os dias que olho minha boca no espelho, agradeço a Deus e fico tentando catalogar aonde encontrei forças”; disse jovem valadarense que passou por 25 cirurgias após descobrir um tumor no maxilar

Ana Luísa foi diagnosticada com um câncer no maxilar, chamado ameloblastoma cístico; tumor que se desenvolve no maxilar e esse tumor se alimenta de osso.

08/08/2020 19h03Atualizado há 2 meses
Por: Alice Mourão

A jovem Ana Luisa Alves de Castro de 20 anos, residente no bairro JK1, na cidade de Governador Valadares (MG), foi diagnosticada com um câncer na mandíbula, chamado ameloblastoma cístico; tumor que se desenvolve no maxilar e esse tumor se alimenta de osso. 

A jovem conta, que quando tinha 12 anos realizou uma viagem com sua família e que sua tia percebeu um auto relevo na parte esquerda do seu rosto; estava desproporcional e os pais não tinham percebido. 

Quando chegaram em Valadares, marcaram um horário no dentista para olhar o que tinha acontecido; o local onde estava inchado era onde ela tinha arrancado um dente há um ano atrás e o dente não tinha nascido. 

Ao realizarem a consulta e os exames, o dentista deu o diagnóstico e de acordo com o ele, boa parte do maxilar dela já tinha sido acabado pelo tumor. 

Ana realizou uma biópsia para saber se o tumor era maligno ou benigno; após os exames, o resultado apontou que o tumor era benigno, porém com uma agressividade muito grande. Logo após, a jovem começou a realizar pequenas cirurgias de três em três meses, para que o tumor parasse de crescer. 

A jovem é filha de pastores e sempre nunca perdeu a fé, sempre acreditou o quanto Deus é forte! A condição da família na época, era muito baixa para realizar todos os exames e as cirurgias, os fiéis ajudaram a família com os gastos da menina. 

Em 2016, o dentista orientou a tirar o tumor; a jovem contou que antes não poderiam retirar, pela idade. Um ano muito marcante para a família; um outro médico disse aos pais, sem a presença da jovem “se ela não retirar o tumor, ela vai morrer”.  

A jovem relatou que na época, os pais não tinham o dinheiro para realizar a cirurgia, porém ao chegarem novamente no consultório de um outro médico para conversarem sobre a situação, disseram que ela seria operada no hospital municipal, sem custo algum. 

“Hoje eu falo claramente, foi as mãos de Deus”; disse Ana Luísa. 

Faltando um dia antes da cirurgia que estava marcada para novembro, ligaram cancelando, pelo desastre da barragem de Mariana e a cidade ficou sem água, faltando materiais para cirurgia e a lama tomou conta da cidade. 

O pai da menina estava tentando acalmar a filha, dizendo palavras bonitas.

“Calma, não fica assim, você precisa confiar em Deus, todos as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e você ama ele; aceite o processo para que você viva o propósito. Deus pode fazer tocar esse telefone e remarcar a sua cirurgia”, disse o pai. 

A jovem afirmou que assim que o pai acabou de falar, o telefone da mãe tocou e era a secretária remarcando a sua cirurgia. 

Na cirurgia, foi retirado quatro dentes de Ana Luisa, com isso, a jovem entrou em depressão, pela idade, por não se sentir bonita e também se achar diferente dos outros. 

Após os procedimentos cirúrgicos, o médico realizou uma prótese dentária temporária removível, porém incomodava e machucava. Logo depois da cicatrização do local, Ana marcou a nova cirurgia, para o implante com dos pinos nos dentes.

Ana Luisa, após oito anos, realiza alguns tratamentos, exames, e tem acompanhamento dos médicos; hoje com 20 anos, a jovem realiza palestras e virou exemplo para muitas pessoas. 

Ela agradece todos os dias e conta que quando olha para a falha que tem na boca, agradece a Deus; ela ainda disse que chora, mas fica impressionada com a força que ela tem. 

“Ao todo foram 25 cirurgias, e eu devo passar ainda por mais algumas, porque eu vou ter que tirar os pinos e trocá-los, fazer uma raspagem no osso”; disse. 

O DOM DA DANÇA E DA MÚSICA 

Ana Luisa sempre gostou de cantar e dançar, e se sentia livre praticando o que mais amava.

“Quando eu dançava, eu me sentia livre, eu me sentia eu mesma, dançava para expressar o meu emocional, e eu amo!”; disse.

Além disso, a jovem é cantora, e parou pelos problemas que passou. 

“Eu estava sentindo falta disso sabe, eu falei com Deus e ele me respondeu, porque eu procuro sempre ouvir o que ele tem para me falar. Deus falou comigo que quando tudo aconteceu comigo eu não deveria ter parado, e eu voltei agora; eu chorei demais, porque eu senti a presença de Deus e a satisfação”; contou.

A jovem ainda deixou um recado para todas as pessoas, como forma de tentar ajudar o próximo, com a sua história de vida. 

“Eu desejo que as pessoas tenham fé sempre, que esperem com paciência e acreditem na soberania de Deus, pois Ele não tarda e não falha. Sempre há esperança para nós, as adversidades servem para nosso fortalecimento e servem para que ajudemos outros lá na frente!”; finalizou. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Governador ValadaresGovernador Valadares - MG Governador Valadares é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e está situado a cerca de 320 km a leste da capital do estado. Ocupa uma área de pouco mais de 2 342 km², sendo aproximadamente 58 km² em área urbana, e sua população em 2019 era de 279 885 habitantes, posicionando-se como o nono mais populoso do estado mineiro.
Governador Valadares - MG
Atualizado às 16h14
35°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 17°
33°

Sensação

2 km/h

Vento

24%

Umidade

Fonte: Climatempo
quadrado home
Municípios
Últimas notícias
quadrado 3
Mais lidas
Anúncio
Anúncio