Câmara dos Deputados

Comissão debate prorrogação dos contratos do programa Mais Médicos

Ministro da Defesa foi convocado para explicar leitos ociosos em hospitais militares e precisou responder questionamentos sobre compras

12/05/2021 20h25
Por: Redação
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Jorge Solla alerta para encerramento de centenas de contratos em julho - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Jorge Solla alerta para encerramento de centenas de contratos em julho - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quinta-feira (13) sobre a prorrogação dos contratos do programa Mais Médicos.

O debate ocorre no plenário 5, às 14 horas, com transmissão interativa.

O pedido para realização da audiência pública é do deputado Jorge Solla (PT-BA). Ele alerta para o encerramento dos contratos de centenas de médicos em julho. Para o deputado, uma das alternativas para evitar o esvaziamento das Unidades Básicas de Saúde seria a renovação desses contratos em caráter emergencial.

"Vivemos uma tragédia sanitária sem precedentes neste século, cujo número de mortos por dia é ultrapassado rapidamente. Sobrecarregado, o sistema de saúde enfrenta a falta de leitos, medicamentos e profissionais treinados. Nesse contexto da pandemia, o médico com certeza é um profissional importantíssimo na equipe de Atenção Primária", justifica Jorge Solla. Ele lembra ainda que esses profissionais já atuam há seis anos nos municípios.

Foram convidados para o debate:

  • a diretora do Departamento de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Renata Maria de Oliveira Costa;
  • o representante do Conselho Federal de Medicina (CFM) Estevam Rivello Alves;
  • o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira;
  • a consultora em atenção primária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Maria José Evangelista.
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários