Sexta, 29 de Março de 2024
22°

Tempo nublado

Governador Valadares, MG

Geral OBESIDADE MÓRBIDA

Morre homem que pesava mais de 250kg após esperar 8 horas dentro de ambulância por uma vaga no hospital municipal de Governador Valadares

Ele morreu dentro da unidade, onde conseguiu leito depois que a polícia foi chamada.

21/08/2020 às 11h29 Atualizada em 21/08/2020 às 12h17
Por: Redação
Compartilhe:
Roberto Higino/Arquivo Pessoal
Roberto Higino/Arquivo Pessoal

Um homem de 43 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (21) depois de ficar 8 horas dentro de uma ambulância à espera de uma vaga no hospital Municipal de Governador Valadares (MG). Ele morreu dentro da unidade, onde conseguiu leito depois que a polícia foi chamada.

De acordo com a esposa da vítima, Ernandes Fehlberg pesava mais de 250kg e estava com uma hérnia no testículo; ele precisava operar com urgência. A família reside na cidade de Mantena e a vítima estava internada na unidade do município; porém foi encaminhado para Governador Valadares nesta quinta-feira (20), após sua esposa entrar em contato com o hospital municipal e eles confirmarem que poderiam recebê-lo. 

Ao chegarem na unidade por volta das 15hs desta quinta-feira, disseram que a vaga não estava disponível e não poderiam interná-lo; momento depois o hospital relatou que ele teria que ser transferido para Belo Horizonte ou voltar para a unidade de Mantena, porém poderia morrer. 

A família contou, ainda, que anteriormente Ernandes tinha sido levado para um hospital em Barra de São Francisco (ES) transportado em um caminhão baú de supermercado, onde teve atendimento negado. 

Após várias tentativas, o hospital chamou a Polícia Militar e chegaram à uma conclusão e arrumaram uma vaga para o homem; o Corpo de Bombeiros esteve no local juntamente para ajudar na locomoção do paciente, para dentro do hospital, que não resistiu e faleceu horas depois. 

NOTA

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o paciente Ernandes Fehlberg, de 43 anos, foi encaminhado pela Secretaria de Saúde do município de Mantena, primeiramente para a cidade de Barra de São Francisco no Espírito Santo, que negou atendimento, e, só depois para Governador Valadares. 

Durante o transporte do paciente com obesidade mórbida, pesando aproximadamente 250 quilos, ou seja, de alta complexidade e com comorbidades, não teve acompanhamento de médico ou de equipe de enfermagem conforme prevê a lei para casos graves como era o dele.

Chegando em Valadares, já no fim da tarde desta quinta-feira (21), o paciente foi atendido no Hospital Municipal (HM), mas não resistiu e faleceu. “Lamentamos o ocorrido e nos solidarizamos com a família”. 

“Importante ressaltar que diante da negativa do SUS FÁCIL - sistema gerido pelo governo do Estado que apontou não ter vaga disponível para este atendimento no Hospital Municipal -, o seu encaminhamento correto deveria ter sido para Belo Horizonte, onde receberia o atendimento especializado para o caso”;finalizou. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Governador Valadares - MG
Governador Valadares - MG
Sobre o município Governador Valadares é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e está situado a cerca de 320 km a leste da capital do estado. Ocupa uma área de pouco mais de 2 342 km², sendo aproximadamente 58 km² em área urbana, e sua população em 2019 era de 279 885 habitantes, posicionando-se como o nono mais populoso do estado mineiro.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio