Uma menina de 4 anos morreu afogada nesse sábado (19) enquanto nadava na piscina do Minas Clube, localizado no bairro Elvamar em Governador Valadares (MG). A vítima era Laís Mel Borges da Silva.
De acordo com a Polícia Militar, a criança foi encontrada boiando por um sócio do clube em uma das piscinas; ele prestou os primeiros socorros, porém sem êxito.
O homem de 43 anos levou a criança até a portaria do clube, onde estava uma viatura da PM; a equipe levou a criança para o hospital. No meio do caminho, a vítima foi socorrida pelos bombeiros, e logo em seguida encaminhada para o Samu, porém não resistiu.
A polícia retornou ao clube para mais informações; em conversa com a pessoa contratada para ser salva-vidas, informou que não tinha formação e era apenas um freelancer.
Ainda foi informado, que o clube contratou uma empresa que era responsável pelo serviços de salva-vidas; de acordo com o responsável pela empresa, o profissional escalado para exercer o trabalho no clube não foi trabalhar. Sendo assim, contrataram um freelancer, mesmo sabendo que a pessoa não era habilitada para exercer a função.
Os militares realizaram contato com a mãe da menina, que não sabia do ocorrido; a criança estava sob os cuidados do pai, que até a publicação desta matéria, não tinha sido localizado.
A mãe de 36 anos, foi orientada a procurar o hospital, fazer o reconhecimento, para a liberação do corpo.
A criança iria completar 5 anos no dia 26 de setembro e estudava na Escola Municipal Dona Lina Martelli, no bairro Santa Rita. Em nota a escola comunicou o falecimento da menina.
“A E. M. Dona Lina Martelli, por meio de sua administração, professores, funcionários, colegas e comunidade, lamenta intensamente esta fatalidade e neste momento de perda e dor, transmite os sentimentos aos familiares, amigos e colegas.”; finalizou.
Além disso, no fim da tarde, o Minas Clube emitiu uma nota à imprensa informando o trabalho que foi feito durante o atendimento a criança.
“Em decorrência do acontecimento de hoje (19/09/2020), o Minas Clube de Governador Valadares informa e esclarece que a criança estava desacompanhada dos responsáveis e no momento em que pulou na piscina de adulto estava sem os equipamentos pessoais de segurança (como por exemplo: colete salva-vidas ou boia) que foi socorrida imediatamente pelo Bombeiro Civil que estava de plantão, contratado pela empresa que presta serviços de segurança ao Minas Clube.
Tendo sido prestado os primeiros socorros com todas as providências legais até a chegada da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiro Militar, momento em que o Bombeiro Militar encaminhou a criança ao Hospital Municipal que infelizmente veio a óbito.
O Minas Clube sempre prezou e preza pela devida segurança de todos associados e convidados e trabalha com total responsabilidade em sua administração, ao qual lamenta profundamente o ocorrido e que Deus possa confortar os familiares dessa criança.
Governador Valadares
19 de setembro de 2020.
Rubens Roberto Nascimento
Presidente do Minas Clube de Governador Valadares
Flávia Evangelista de Carvalho
Sensação
Vento
Umidade