topo 3
Entenda o Pix

Será gratuito o sistema de transferências bancárias para pessoas físicas

O pagamento Instantâneo terá inicio a partir do dia 3 de novembro deste ano

20/10/2020 18h09Atualizado há 1 mês
Por: Massillon Neves
Entenda como funcionará o novo pagamento Instantâneo Foto: Ilustrativa
Entenda como funcionará o novo pagamento Instantâneo Foto: Ilustrativa

O Pagamento Instantâneo (Pix) é novidade entre os correntistas de contas físicas, a nova forma de fazer transferência bancária funcionará igual ao Documento de Crédito (DOC) e Transferência Eletrônica Disponível (TED), porém de uma forma mais simples e rápida, uma vez que, pode ser acessado a qualquer hora e qualquer dia de forma imediata e gratuita.

Entretanto, somente nos casos em que se tratar de fraude é que não será feita a transação de forma instantânea.

Uma das novidades do novo Pix é que não precisa informar todos os dados dos beneficiários, além disso, ainda pode cadastrar até cinco chaves ligadas a uma conta bancária. Por meio da chave é possível identificar o destinatário do pagamento sem que tenham informado outros dados.

Documentos que podem ser usados como a chave são: o número de CPF, O CNPJ, o número de celular, endereço de e-mail, ou um código de 32 números gerado exclusivamente para o Pix. 

Caso não possua uma chave o código EVP dá o direito de receber pagamentos sem informar nenhum dado pessoal, o código contém letras e números criado exclusivo para o Pix, bem como o uso do QR Code poderão ser lidos pela câmera do celular para fazer pagamentos.

O sistema entra em ação a partir do dia 3 de novembro deste ano, com horário limitado e números de clientes reduzidos. Ainda não se sabe os critérios escolhidos para a fase experimental, sendo aberto para a grande população a partir do dia 16 de novembro deste ano.

Em relação aos limites, segundo ao Banco Central será de 50% do valor das transferências tipo TED até o valor autorizado para compras em débito. O funcionamento será de 24 horas por dia, todos os dias da semana, podendo também ser agendado como o DOC e o TED.

As instituições financeiras, plataformas de pagamento estão aptas a fazer transações por meio do Pix banco, podendo oferecer aos usuários o cadastro com as chaves através de contato com as instituições que tem relacionamentos.

 Fonte: Agência Brasil 

 

 

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários