Quinta, 28 de Março de 2024
26°

Tempo nublado

Governador Valadares, MG

Economia Entenda o Pix

Será gratuito o sistema de transferências bancárias para pessoas físicas

O pagamento Instantâneo terá inicio a partir do dia 3 de novembro deste ano

20/10/2020 às 18h09 Atualizada em 20/10/2020 às 18h27
Por: Massillon Neves
Compartilhe:
Entenda como funcionará o novo pagamento Instantâneo Foto: Ilustrativa
Entenda como funcionará o novo pagamento Instantâneo Foto: Ilustrativa

O Pagamento Instantâneo (Pix) é novidade entre os correntistas de contas físicas, a nova forma de fazer transferência bancária funcionará igual ao Documento de Crédito (DOC) e Transferência Eletrônica Disponível (TED), porém de uma forma mais simples e rápida, uma vez que, pode ser acessado a qualquer hora e qualquer dia de forma imediata e gratuita.

Entretanto, somente nos casos em que se tratar de fraude é que não será feita a transação de forma instantânea.

Uma das novidades do novo Pix é que não precisa informar todos os dados dos beneficiários, além disso, ainda pode cadastrar até cinco chaves ligadas a uma conta bancária. Por meio da chave é possível identificar o destinatário do pagamento sem que tenham informado outros dados.

Documentos que podem ser usados como a chave são: o número de CPF, O CNPJ, o número de celular, endereço de e-mail, ou um código de 32 números gerado exclusivamente para o Pix. 

Caso não possua uma chave o código EVP dá o direito de receber pagamentos sem informar nenhum dado pessoal, o código contém letras e números criado exclusivo para o Pix, bem como o uso do QR Code poderão ser lidos pela câmera do celular para fazer pagamentos.

O sistema entra em ação a partir do dia 3 de novembro deste ano, com horário limitado e números de clientes reduzidos. Ainda não se sabe os critérios escolhidos para a fase experimental, sendo aberto para a grande população a partir do dia 16 de novembro deste ano.

Em relação aos limites, segundo ao Banco Central será de 50% do valor das transferências tipo TED até o valor autorizado para compras em débito. O funcionamento será de 24 horas por dia, todos os dias da semana, podendo também ser agendado como o DOC e o TED.

As instituições financeiras, plataformas de pagamento estão aptas a fazer transações por meio do Pix banco, podendo oferecer aos usuários o cadastro com as chaves através de contato com as instituições que tem relacionamentos.

 Fonte: Agência Brasil 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio