A prefeitura de Coronel Fabriciano começou a cadastrar usuários do SUS e profissionais de saúde da rede privada para receberem a vacina contra a Covid-19. Segundo o município, o levantamento visa atualizar as informações dos munícipes junto à rede municipal.
Ao acessar o link disponibilizado no portal da prefeitura, dois formulários são disponibilizados, sendo um para os munícipes e outro para os profissionais de saúde da rede privada da cidade.
“Para o munícipe, a intenção da prefeitura é atualizar o cadastro junto ao SUS e ainda identificar pessoas que estão nos grupos prioritários. Já em relação aos profissionais de saúde, o formulário vai possibilitar o levantamento do número de doses necessárias para atender a todos. O prazo se encerra no dia 26 de fevereiro de 2021”, disse a nota.
De acordo com a prefeitura, todos os cadastros passarão por auditoria para confirmar a autenticidade e a legitimidade dos dados.
“Vale ressaltar que a imunização contra Covid-19 segue critérios, com a prioridade dos grupos mais suscetíveis a desenvolver quadro grave da doença e/ou expostos ao vírus, e acontecerá conforme a disponibilidade de doses, que são enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG)”, informou.
Sobre os profissionais da saúde, a prefeitura informou que devem se cadastrar médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de Educação Física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos, auxiliares e trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância, entre outros).
O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, disse que a identificação do profissional para comprovação funcional e de formação será exigida. Para isso, deverá ser apresentando o crachá ou documento equivalente, RG ou CPF.
“Caso não se identifique, o profissional não será vacinado. Todos os profissionais de estabelecimentos privados de saúde também devem informar o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)”, finalizou.