Quinta, 28 de Março de 2024
21°

Tempo nublado

Governador Valadares, MG

Saúde Ação

'Saúde Bucal' intensifica prevenção contra o câncer de boca

Desde a retoma do serviço, 19 pacientes foram identificados e estão sendo assistidos

23/07/2021 às 18h06
Por: Redação
Compartilhe:
Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

Diante do atual cenário epidemiológico da pandemia do novo CoronaVírus em Valadares alguns serviços começam a ser retomados e dentre eles podemos destacar os cuidados com a saúde bucal. Desde o dia 26 de junho o setor tem reforçado as orientações para que a comunidade se atente aos cuidados e a prevenção do câncer de boca.

E através de uma parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a Saúde Bucal do Município tem chamado a atenção da população para à estomatologia e a identificação de lesões suspeitas na boca. Esta identificação é feita num primeiro atendimento na unidade básica de saúde pelo dentista. Em caso de lesão suspeita, o paciente é encaminhado para a Estratégia de Saúde da Família Centro que é o centro de referência para dar andamento à biópsia. O dentista da ESF de origem acompanha o paciente e toda abordagem ao usuário. Quando o paciente retorna à unidade, recebe o laudo do laboratório e o diagnóstico da sua lesão. Os casos positivos de câncer de boca são encaminhados ao médico para o tratamento na NEO. Desde a retomada do atendimento, 19 pacientes foram identificados e assistidos.

De acordo com o coordenador da Saúde Bucal, Bruno Nunes Batista, mesmo num contexto de pandemia é preciso cuidar da saúde de forma humanizada e seguindo todos os cuidados e protocolos. “Este cuidado já começa ao comunicar o diagnóstico ao paciente e essa parceria com a universidade tem somado muito a todo serviço”, destacou ele.

Para a professora de estomatologia e patologia da UFJF, Sibele Nascimento de Aquino a atuação junto ao Município é muito importante, pois pode salvar uma vida. “Nós tivemos casos que por conta da pandemia ficaram sem acompanhamento, sem diagnóstico e isso tem revelado alguns casos mais avançados, por exemplo, de câncer de boca além de outras lesões de boca”, revelou ela.

Para as pessoas que estão nesta situação ou aquelas que querem ser examinadas, a orientação é procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa para avaliação com o dentista da unidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio