Na noite dessa quinta-feira (29) o Prefeito André Merlo e o Vice Prefeito e secretário de Governo David Barroso participaram da inauguração do “Anexo Ortopédico” do Hospital Municipal (HM), que desde o mês de abril está funcionando no Hospital São Vicente. O local hoje conta com 32 leitos ortopédicos que foram transferidos do HM, como medida emergencial durante a pandemia do novo CoronaVírus. E de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de janeiro a junho deste ano, foram realizadas 677 cirurgias ortopédicas no Hospital Municipal.
Para isso, foi preciso empenho da gestão para realizar diversas intervenções no espaço entre elas obter o alvará sanitário, reformar o expurgo, criar uma farmácia satélite, organizar a equipe e deixar uma ambulância à disposição. O atendimento funciona da seguinte forma: o paciente ortopédico é atendido no pronto atendimento do Hospital Municipal, internado se for necessário o tratamento cirúrgico e a equipe horizontal irá, após avaliar exames laboratoriais e de imagem, classificar como apto ou não a ser transferido para o Hospital São Vicente, de acordo com o protocolo criado para isso. O transporte ocorrerá em ambulância exclusiva com equipe capacitada e treinada para esse tipo de remanejamento. Atualmente o Hospital São Vicente, conta equipe formada por médico, farmacêutico, enfermeiro e técnicos de enfermagem que são responsáveis pelo atendimento e suporte em tempo integral.
“A saúde pública é para todos, por isso cabe a todos nós zelar e otimizar os recursos públicos da melhor maneira possível para servir de forma adequada. E esta gestão não vai deixar de trabalhar com muita responsabilidade e cuidado com as pessoas, porque só assim vamos continuar a melhorar a assistência para nossa população, declarou o Prefeito André Merlo.
Na oportunidade o promotor Randal Bianchini ressaltou o empenho da Administração Municipal em providenciar toda documentação e adequação do local para garantir as condições sanitárias necessárias de funcionamento. “Hoje externo meus cumprimentos a toda a equipe da prefeitura que tem se mostrado comprometida em oferecer a todos uma assistência digna, humana. Somos servidores públicos e vamos continuar a fazer o serviço da melhor maneira, fazer o melhor para o atendimento dos usuários do SUS”, afirmou.
Para David Barroso, vice-prefeito e secretário de Governo, a ação reforça o compromisso de levar a todos um atendimento em saúde digno e sem privilégios. ”Estou feliz de fazer parte desta gestão, de estar aqui inaugurando este equipamento que já está desafogando o Hospital Municipal e isso é de grande valia pra nossa cidade”, exclamou ele.
De acordo com a secretária de Saúde, Caroline Sangali, a mudança foi necessária para melhorar o fluxo de atendimento para estes pacientes. “Esta é mais uma medida para humanizar o atendimento em saúde na cidade, o local onde a ficava a ortopedia precisou se transformar em uma UTI COVID, então os pacientes ortopédicos ficavam no corredor do hospital, por isso analisamos e planejamos e fizemos uma gestão responsável para alocar estes pacientes de forma adequada e humanizada. Além disso, estamos entregando uma segunda UTI móvel, dentro da gestão do prefeito André, estar aqui hoje é muito gratificante e por isso parabenizo a todos”, finalizou ela.
A solenidade contou ainda com a participação autoridades civis e religiosas, servidores, além de médicos ortopedistas e de outras especialidade da rede.
Mín. 20° Máx. 26°