Mais alunos da rede pública estadual de Minas estão autorizados a voltar às salas de aula a partir de segunda-feira (9/8). As escolas que agora poderão receber estudantes para as atividades presenciais são aquelas que fizeram o acolhimento dos professores na semana anterior.
Com o início do 3° bimestre e as alterações das ondas de classificação do plano Minas Consciente, novos anos escolares puderam ser incluídos na retomada. Com todo cuidado e segurança, respeitando rigorosamente os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a rede estadual passará a contar com 1.496 escolas estaduais, de 224 municípios, reabertas para receber alunos e professores.
Nas unidades de ensino localizadas nos municípios inseridos nas ondas amarela ou verde, além das turmas dos anos iniciais - 1º ao 5º ano -, do 9º ano e do 3º ano do ensino médio, que já haviam sido autorizados a retornar, também se juntam a essas séries escolares as turmas de 8º ano e 2º ano do ensino médio.
No caso do ensino médio de tempo integral, retornam os estudantes do 2º e do 3º ano. Também estão autorizadas a voltar às salas de aula as turmas do último período/semestre dos cursos profissionalizantes e do último período da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Atualizações
Com as atualizações nas ondas do plano Minas Consciente na quinta-feira (5/8), todas as regiões do estado seguem aptas para o retorno das atividades presenciais nas escolas da rede pública estadual, desde que não haja impedimento por parte da prefeitura da localidade.
Vale sempre lembrar que o retorno das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e dar segurança e confiança a alunos, funcionários, pais e/ou responsáveis.
No modelo híbrido de ensino, há alternância de uma semana com atendimento presencial na escola e outra apenas com o atendimento remoto. Ou seja, as turmas que desenvolveram atividades na escola durante uma semana serão atendidos de forma remota na outra, por meio das ferramentas do Regime de Estudo não Presencial.
O novo passo só foi possível graças à melhoria dos índices epidemiológicos e do acompanhamento realizado das primeiras unidades de ensino que reabriram, quadro que reforçou, assim, a segurança dos protocolos e do checklist de preparação para o recebimento de professores e alunos e a boa aceitação da comunidade escolar como um todo.
Cenários
Nas cidades inseridas na onda vermelha, estão autorizadas as atividades presenciais apenas para as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).
Já nos municípios nas ondas amarela e verde, as atividades presenciais estão permitidas também para os alunos do 3º ano do ensino médio e do 9º ano do ensino fundamental, que se somam, na próxima semana, aos alunos do 8º ano, do 2º ano do ensino médio e do último período/semestre da EJA e de cursos profissionalizantes.
O avanço dos níveis restantes de ensino está condicionado a uma avaliação dos índices epidemiológicos nos próximos 14 dias, como já foi feito anteriormente.
Importante ressaltar ainda que, sempre que algum ano de escolaridade for incluído na retomada, o momento de acolhida será iniciado pelos professores em uma semana e, na seguinte, os estudantes poderão ser recebidos.
Para verificar se a escola está com as atividades presenciais autorizadas, estudantes, pais e/ou responsáveis devem acessar www.educacao.mg.gov.br. Na aba destinada à retomada, a listagem de municípios e unidades de ensino autorizadas é atualizada diariamente. O contato com o gestor da escola também é fundamental para ficar por dentro de todas as informações sobre o ensino híbrido.
Clique aquie confira a listagem. Para saber todas as atualizações semanais, acesse a página neste link.
Mín. 20° Máx. 26°