Em pronunciamento nesta quinta-feira (12), o senador Paulo Paim (PT-RS) apontou para o crescimento do desemprego no Brasil e a falta de investimentos públicos para reverter o quadro de crise econômica e social. A extinção de postos de trabalho, disse Paim, é uma calamidade que tem deixado milhões de brasileiros desamparados. O senador mencionou dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo os quais a taxa de desemprego é de 14,6% e atinge quase 15 milhões de pessoas.
Paim disse que o país necessita urgentemente de políticas públicas de incentivo à economia. Para ele, é preciso criar mais oportunidades por meio de investimento público para aquecer o mercado de trabalho e dar esperança aos muitos pais de família que, diante dessa situação, se encontram em total desalento.
— Em um tempo recente, nós tivemos experiências positivas. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi um conjunto de políticas públicas planejadas, executadas com o objetivo de crescimento e desenvolvimento na geração de emprego e de renda nesse processo — declarou.
Para o senador, a única saída para o Brasil enfrentar essa crise é investir “no desenvolvimento e no crescimento sustentável”, defendendo enfaticamente o meio ambiente, além de conciliar, com equilíbrio, “o social e o econômico, além do respeito ao ecossistema”. Ele ressaltou ainda que, infelizmente, não existe nenhum plano nacional com esse objetivo. O que temos são “apenas ações de interesses financeiros”.
— Temos de ter investimentos públicos de alto padrão. E também temos de saber onde investir, para gerar emprego e renda para nossa gente. Apostar na infraestrutura, no aumento do salário mínimo, nas micro e pequenas empresas, essas são algumas luzes para esse debate tão importante — afirmou.
Mín. 21° Máx. 28°