O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) está intensificando a fiscalização em dispensers de Gás Natural Veicular (GNV), nos postos revendedores em Minas Gerais. A partir de 20/9, a atividade será reforçada junto às oficinas de manutenção desses equipamentos. O objetivo é dar mais segurança a empreendedores e consumidores no fornecimento do combustível, além de garantir que as válvulas entreguem a quantidade correta do produto.
Segundo o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni, o funcionamento dos dispensers é similar ao das bombas de combustíveis convencionais. A diferença é que, enquanto as bombas de gasolina, etanol e diesel exibem o resultado em litros, as de GNV atualmente podem mostrar os valores em metros cúbicos ou quilogramas.
“Os postos revendedores de GNV devem observar o valor da densidade do seu ponto de entrega, de acordo com o valor da densidade absoluta fornecida pela concessionária. A cada 15 dias essa densidade deve ser atualizada nos dispensers dos postos, de modo a garantir que o consumidor sempre tenha a medição do GNV em um instrumento com as condições de referência mais atuais”, explica Scalioni.
Cabe destacar que a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) já disponibiliza a densidade do gás para os postos revendedores de GNV. O resultado pode ser acessado neste link. Para facilitar o processo e dar acesso a essa informação ao Ipem-MG e àss empresas de manutenção, a Gasmig também disponibilizou uma página exclusiva para a consulta da densidade por ponto de entrega do gás natural no site da companhia.
Encontro técnico
No último dia 12/8, foi promovido o II Encontro Técnico Gasmig, Ipem-MG e Minaspetro, que também contou com a presença das empresas prestadoras de serviços em sistemas de GNV, com objetivo de treinar as equipes envolvidas. O evento foi em um posto da região Norte de Belo Horizonte, que conta com três dispensers, com dois bicos cada, para o abastecimento de GNV.
Atendimento
A Gasmig disponibiliza suporte técnico da sua equipe por meio do e-mail [email protected] ou via WhatsApp (31) 9 9773-3886.
O Ipem-MG também receberá as dúvidas dos postos revendedores e dos consumidores de GNV no canal Fale Conosco, disponível no site www.ipem.mg.gov.br ou por meio do telefone 08000 335 335.
Por sua vez, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) também comunicará a todos os postos revendedores de GNV associados o passo a passo de como consultar a densidade no site da Gasmig.
Mín. 20° Máx. 26°