Domingo, 05 de Dezembro de 2021
25°

Muitas nuvens

Governador Valadares - MG

Senado Federal Senado Federal

Importância da Fundação Cultural Palmares será debatida nesta quinta-feira

Ao recém-completar 33 anos de existência, a Fundação Cultural Palmares — primeira instituição pública voltada para promoção e preservação dos valor...

01/09/2021 às 09h50
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Paulo Paim é autor do requerimento para a audiência - Pedro França/Agência Senado
Paulo Paim é autor do requerimento para a audiência - Pedro França/Agência Senado

Ao recém-completar 33 anos de existência, a Fundação Cultural Palmares — primeira instituição pública voltada para promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência da população negra no país — é tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta quinta-feira (2), às 10h.

Requerida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), a audiência preconiza debater a importância da instituição, seu legado e a sua atual situação.

— Vamos debater e fortalecer a importância da instituição e do seu legado, para o Brasil, pois não é apenas a população negra que perde com a sua desconstrução, e sim todo o nosso povo — justifica Paim.

Instituída em 22 de agosto de 1988, a Fundação tem trabalhado, segundo o senador, para “promover uma política cultural igualitária e inclusiva, que contribua para a valorização da história e das manifestações culturais e artísticas negras brasileiras como patrimônios nacionais”.

Entre suas atribuições estão a de promover e apoiar o intercâmbio com outros países; implementar políticas públicas para dinamizar a participação dos afrodescendentes no processo de desenvolvimento sociocultural brasileiro; promover a preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro; assistir e acompanhar o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), nas ações de regularização fundiária dos remanescentes das comunidades dos quilombos, assim como promover ações de inclusão e sustentabilidade e garantir assistência jurídica a esses grupos, entre outras.

Participam da audiência pública nesta quinta-feira:

  • Eloi Ferreira Araújo - ministro da Igualdade Racial no governo do Presidente Lula e presidente da Fundação Cultural Palmares no governo de Dilma Rousseff
  • Carlos Alves Moura - advogado e ex-secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz. Implantou e presidiu a Fundação Cultural Palmares
  • Dulce Pereira - comunicadora Social e ex-diplomata. Presidiu a Fundação Cultural Palmares e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)
  • Zulu Araújo - mestre em cultura e sociedade pela Universidade Federal da Bahia e ex-presidente da Fundação Cultural Palmares
  • Martinho da Vila - cantor, compositor, escritor, membro da Academia Carioca de Letras

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pela telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e?Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Governador Valadares - MG Atualizado às 11h49 - Fonte: ClimaTempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 30°

Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio