Sábado, 04 de Dezembro de 2021
25°

Muitas nuvens

Governador Valadares - MG

Geral Minas Gerais

Pró-Mananciais garante resultados positivos com ações socioambientais no Sul de Minas

Importante instrumento de mobilização social, programa já está presente em 238 municípios em que a Copasa presta serviços

01/09/2021 às 10h45
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Copasa, por meio de seu programa de ações socioambientais, o Pró-Mananciais, está garantindo a recuperação e a preservação do ribeirão Santo Antônio, manancial utilizado para a captação de água para o abastecimento do município de Campanha, no Sul do estado. 

O Pró-Mananciais promove a formação do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) nos municípios onde o programa atua. Trata-se de um grupo formado por moradores locais e por instituições parceiras, para atuar em todas as etapas do programa. Entre as atividades, é realizada, por exemplo, a Oficina do Futuro, que tem três fases: o “Muro das Lamentações”, quando o grupo discute os problemas da bacia; a “Árvore da Esperança”, quando são feitas propostas de soluções para as dificuldades enfrentadas, e o “Caminho Adiante”, quando o plano de ações é implementado.   

Desde sua implantação, em 2017, já foram realizadas diversas ações por meio do Pró-Mananciais, como o plantio de 1.500 mudas nativas, a construção de 78 bacias de contenção, a regularização de 16 quilômetros de trechos de faixa de rolagem e o cercamento de aproximadamente 5.000 metros de nascentes e matas ciliares.  

Em Campanha, um dos parceiros do programa é a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). “Nós, da Emater, temos entre os nossos principais objetivos atuar para melhorar a qualidade de vida das pessoas, mantendo os recursos naturais, para que o produtor tenha condição de produção na sua propriedade. O trabalho do Pró-Mananciais vem ao encontro dos nossos propósitos. É um prazer estarmos somando junto à Copasa”, destacou o engenheiro agrônomo da Emater em Campanha, Vinicius Rodrigues Fonseca.  

Campanha é um município que já registrou grande queda da vazão do manancial de captação em períodos de estiagem, como afirma o responsável pelo sistema, Rafael Lino. “Eu estou encarregado pelo sistema de Campanha desde 2016 e, nesses anos, a gente vem sofrendo nos períodos de estiagem, sendo necessário fazer rodízio. Com as ações do Pró-Mananciais, estamos vendo uma melhora significativa no aumento da produção de água nas nascentes. É um trabalho que vai garantir grandes resultados para a recuperação do manancial Santo Antônio, que é a nossa principal fonte de captação”, observa.  

Igor Ferreira Lopes de Paulo Moreira, produtor rural em Campanha, está acompanhando de perto os benefícios das ações do Pró-Mananciais. “A minha propriedade possui várias nascentes de água e fui beneficiado com as ações do Pró-Mananciais para a preservação. Estou certo de que novas ações serão idealizadas e novamente serei parceiro, porque é visível os resultados em pouquíssimo tempo”, afirmou.   

A Copasa opera o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Campanha desde 2005. São 5.959 ligações de água, que atendem 13.336 pessoas e 5.891 ligações de esgoto, que atendem 12.811 moradores. 

O programa  

Com aprovação da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG), o Pró-Mananciais atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida. 

O programa, desenvolvido pela Copasa, já está presente em 238 municípios em que a companhia detém a concessão dos serviços e representa um importante instrumento de mobilização social, pois estimula a responsabilidade compartilhada, a solidariedade, a criatividade e o protagonismo da comunidade.    

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Governador Valadares - MG Atualizado às 11h49 - Fonte: ClimaTempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 30°

Dom °C °C
Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio