Em pronunciamento, nesta terça-feira (30), o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) disse que o surgimento da nova variante da Covid-19, chamada de Ômicron pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que surgiu na África do Sul, na última semana, voltou a preocupar o mundo.
Ressaltou, ainda, que a OMS já alertou que a nova variação do vírus apresentou um número considerável de mutações, sendo algumas consideradas muito preocupantes, pois levará dias para que a comunidade científica consiga identificar os impactos de suas muitas mutações na saúde humana.
Para o senador, a preocupação agora é saber se as vacinas, no momento disponíveis, são de fato eficazes contra a nova variante. Em sua opinião, a única proteção que a população tem é a vacina
— Segundo os especialistas, algum grau de proteção os atuais imunizantes devem oferecer contra a Ômicron. Nesse aspecto, o Brasil se encontra numa situação favorável, com 62,9% da população vacinada, índice bem superior ao da média mundial, que hoje é de 42,7%. Os epidemiologistas não param de dizer: quanto mais brasileiros tomarem a segunda dose - ou a dose de reforço -, mais chances certamente teremos de enfrentar com êxito não só a Ômicron, como novas variantes que certamente poderão vir.
Mín. 20° Máx. 29°