O Plenário do Senado realizará Sessão Especial para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, na próxima sexta-feira, 10 de dezembro. A data marca o dia em que foi ratificada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. A sessão está prevista para começar às 9h e será realizada remotamente.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que delimita os direitos fundamentais do ser humano. Foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento foi assinado por 58 países, entre eles o Brasil.
O requerimento (RQS 2217/2021) para a realização da sessão é de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH). Ele justificou no texto que a concentração de renda e a discriminação baseada na raça, origem social, em estereótipos de sexo, gênero, orientação sexual e idade resultaram na exclusão histórica e deixam as pessoas que integram esses grupos em situação de vulnerabilidade.
“Defender os direitos humanos é ser a favor da vida. O dia 10 de dezembro é uma data para lembrar que a luta por um mundo mais justo, fraterno e igualitário é feita diariamente”, defendeu Contarato.
Por Ana Paula Marques com supervisão de Patrícia Oliveira.
Mín. 20° Máx. 29°