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Senado celebra os 22 anos do Instituto Sathya Sai de Educação

Em sessão especial nesta sexta-feira (26), o plenário do Senado celebrou os 22 anos do Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil (Isseb). O requer...

26/08/2022 às 20h00
Por: Redação Fonte: Agência Senado
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A sessão foi requerida e presidida pelo senador Eduardo Girão - Waldemir Barreto/Agência Senado
A sessão foi requerida e presidida pelo senador Eduardo Girão - Waldemir Barreto/Agência Senado

Em sessão especial nesta sexta-feira (26), o plenário do Senado celebrou os 22 anos do Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil (Isseb). O requerimento para a homenagem (RQS 461/2022) foi apresentado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que presidiu a sessão. De acordo com ele, o instituto se dedica “à formação do caráter dos educandos, propiciando o desenvolvimento dos valores humanos universais”. 

Maria Helena Scalabrin Cardoso Gomes, que integra o conselho consultivo do Isseb, afirmou que o instituto busca suprir lacunas da educação tradicional.

— Quando nós falamos "desenvolvimento pleno da pessoa humana", isso inclui duas asas para voar: uma asa que permite a essa criança ser independente na vida; mas há outra asa, a asa da espiritualidade, e nós temos medo de falar isso nas salas de aula, nós temos medo de falar isso nos congressos de professores. E por quê? Entra a propedêutica; entra o pedagogês; entram as teorias de que não pode isso, não pode isso, não pode aquilo. Mas onde entra o amor, a verdade, a retidão, a paz e a não violência? Ela só entra quando nós tivermos quem dá o exemplo dessas virtudes e nos ensina, mas quem exerce, quem vive esse exemplo no dia a dia das salas de aula — afirmou a conselheira.

O nome do instituto é uma referência ao guru indiano Sathya Sai Baba (1926–2011). Girão lembrou que, na década de 1960, Sai Baba fundou uma rede de escolas voltadas para a formação do caráter dos educandos e desenvolvimento de valores humanos universais, exemplo que inspirou iniciativas em todo o mundo.

O embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, disse ser importante o resgate e a valorização dos princípios defendidos pela fundação. Ele defendeu que a convivência social precisa ser harmônica e “promover o amor, a paz, a boa vizinhança entre as pessoas, a boa convivência”.

— O objetivo da vida mudou, tem se tornado mais materialista, e o que é importante na vida não é mais o que é importante na vida. O materialismo se tornou mais relevante. Na mídia social, o número de curtidas é mais importante do que se você é uma boa pessoa, um bom aluno. O que importa é isso. Isso significa que você esquece que é mais importante ser gentil com o seu vizinho, fazer diferença na vida das pessoas, do que ter 10 mil likes na mídia social. Nós perdemos o nosso compasso moral como sociedade, e os valores que a Fundação Sathya Sai está tentando promover precisam ser apreciados e disseminados, porque a educação também está perdendo o foco — disse o diplomata. 

No Brasil, o Isseb foi fundado em 26 de agosto de 2000, tem sede em Ribeirão Preto (SP) e atua por meio de núcleos locais em várias cidades brasileiras. É uma associação civil sem fins lucrativos, que, informa Girão, é detentora dos direitos sobre o Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos, que "se fundamenta nos cinco valores universais: verdade, retidão, paz interior, amor e não violência".

— Esses princípios são consolidados pela possibilidade de se trabalhar o educando de uma forma integral, acrescentando ao currículo educacional multidisciplinar do Ministério da Educação (MEC) estratégias que visam a formação do caráter, por intermédio do despertar dos valores inerentes a cada ser humano e do incentivo à sua prática no cotidiano. Sathya Sai nos diz que o caráter resulta da unidade entre pensamento, palavra e ação; é a coerência — afirmou Girão.

O cofundador e atual presidente do Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil, Marcos Cardoso Gomes, disse que o educador não pode mais ser visto apenas como “alguém que transmite informações e processos para um bando de crianças”

— O professor tem que estar atento à maneira como a criança se forma e a como ela se comporta, não uma simples questão de disciplina escolar, mas como ela colabora com os colegas, como ela ajuda, como ela tem uma disposição amorosa para com os outros — disse Marcos Gomes.

Também participaram da sessão especial o diretor pedagógico do Instituto Myra Eliane, Vinicius Rocha de Souza; a coordenadora pedagógica da Escola Sathya Sai de Goiás, Raiane da Silva Nogueira Borges; a coordenadora nacional dos núcleos do instituto no Brasil, Inez Cabral; e Eliana Maria Barbosa, do núcleo cearense do Isseb; Maria Sofia, aluna da Escola Professor Claudionor Teófilo Girão; e outros.

A sessão teve, ainda, uma contação de história apresentada por Nyedja Gennari.

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