A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) manifestou, nesta quinta-feira (6), preocupação com o decreto do governo federal que limita a liberação de recursos para os institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Para ela, a educação é a única saída para pôr fim à criminalidade.
— Vamos pedir a quem é da base do governo e a todos nós que recomponham o orçamento da ciência e tecnologia, das universidades e dos institutos federais. Isso não é uma questão de partido nem de centro, é a gente que tem que saber (...). País que quis crescer economicamente com inclusão social investiu na educação, porque eu continuo dizendo: educação não é despesa, educação é investimento — afirmou.
Zenaide destacou a importância de manter crianças e jovens em tempo integral na escola para a prevenção da violência. ”Nada se consegue num país sem educação, ciência e tecnologia”, disse. A senadora ainda ressaltou que os cortes de recursos das universidades e dos institutos federais vão prejudicar as atividades dessas instituições.
— Falou-se aqui que o país não tem condições de botar todo mundo na universidade. Vamos privilegiar o ensino técnico, dar uma profissão. Como privilegiá-lo se se estão tirando recursos dos institutos federais de ciência e tecnologia? — questionou.
Mín. 20° Máx. 22°