O Auditório Juscelino Kubitschek, na sede administrativa do Governo de Minas Gerais , ganhará iluminação especial, na noite desta sexta-feira (14/10), em alusão ao Outubro Rosa. A campanha tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre prevenção e controle do câncer de mama. O cor-de-rosa permanece até a próxima segunda-feira (17/10) no Auditório JK.
Em Belo Horizonte, equipamentos culturais do Circuito Liberdade também estão 'vestindo' o rosa pela conscientização. Destaque para os já iluminados Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e Cine Theatro Brasil Vallourec. Confira imagens em @circuitoliberdade (Instagram).
Destaque, ainda, para as fachadas do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) , que foram iluminadas de rosa. Nas unidades do instituto, os colaboradores entraram para o movimento 'sextou de rosa', em que todos vestem rosa às sextas-feiras para lembrar e incentivar as mulheres a se cuidarem.
Ações pelo estado
Em 2022, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) adota a perspectiva de cuidado integral e completo em alusão à campanha. Além dos exames de rotina, que são fundamentais para o diagnóstico precoce, a SES-MG incentiva medidas que contribuem para o empoderamento e autonomia, reforçando os fatores de proteção à saúde.
No Sistema Único de Saúde (SUS), são oferecidos exames de diagnóstico e tratamento tanto para o câncer de mama, quanto para o câncer de colo do útero. Em Minas Gerais, a porta de entrada são as unidades básicas de saúde, que acolhem e orientam os pacientes conforme cada caso. O Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), unidade do Complexo de Especialidades da Fundação Hospitalar Estadual de Minas Gerais (Fhemig) , é unidade referência no tratamento oncológico pelo SUS.
Ações em sintonia com o Outubro Rosa também estão em andamento em todo o estado por meio de outros órgãos e instituições ligadas ao Governo de Minas. Ao longo do mês, por exemplo, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mobiliza profissionais, detentos, adolescentes em privação de liberdade e familiares para ampliar a conscientização sobre o tema. São palestras, oficinas, rodas de conversa, teatro e atividades literárias, algumas delas em parceria com escolas e secretarias municipais de saúde, promovidas por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase). Na Fundação Ezequiel Dias (Funed) , pesquisas envolvendo o câncer de mama também têm se destacado pelo potencial de contribuir para a eficiência do tratamento e aumentar a sobrevida e qualidade de vida das pacientes.
Mín. 20° Máx. 27°