O senador Confúcio Moura (MDB-RO) parabenizou a decisão do Conselho Federal Medicina (CFM) pela suspensão temporária da resolução que restringe o uso de canabidiol, que vem sendo utilizado no tratamento de diversas doenças. Em pronunciamento nesta terça-feira (25), o parlamentar destacou como sensata a decisão do CFM. Para Confúcio, a suspensão permitirá ao conselho fazer um debate ampliado sobre o tema com a sociedade e ouvir as partes interessadas, para ter um julgamento mais acurado sobre o uso do canabidiol.
— As manifestações espontâneas das famílias dos pacientes à porta dos conselhos regionais e do Conselho Federal de Medicina foram muito grandes nestes últimos dias, o que chegou a fazer com que se sensibilizasse o CFM. Então, a clareza e a prudência falaram mais alto. Eu louvo a atitude do presidente do Conselho Federal de Medicina. E vamos assim avaliar os fins, as pesquisas científicas que avançam no mundo inteiro — declarou.
O senador destacou ainda que o uso do medicamento canabidiol é “milagroso” e eficaz no tratamento de várias doenças, como epilepsia, depressão e prevenção do suicídio, e eficiente para pacientes com câncer terminal, contra dores crônicas, fibromialgia, esclerose múltipla, Parkinson, Alzheimer e outras patologias.
Mín. 20° Máx. 22°