Segunda, 04 de Novembro de 2024
27°

Tempo nublado

Governador Valadares, MG

Anúncio
Senado Federal Senado Federal

Plenário aprova Antonio Alves Júnior para embaixada na Costa Rica

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (23) a indicação do diplomata Antonio Alves Júnior para chefiar a embaixada do Brasil na República ...

23/11/2022 às 19h00
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (23) a indicação do diplomata Antonio Alves Júnior para chefiar a embaixada do Brasil na República da Costa Rica. Foram 38 votos a favor e 2 contra, com 2 abstenções.

Alves Júnior foi sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) na manhã desta quarta. Ele observou que o Brasil mantém com a Costa Rica um comércio de qualidade envolvendo produtos tecnológicos. Também relatou que o país conta hoje com um governo menos protecionista e afirmou que uma de suas tarefas será avançar em um acordo do Mercosul para venda de carne bovina:

— Os quatro embaixadores do Mercosul na Costa Rica conseguiram abertura para a importação de carne bovina. É uma tarefa inacabada e caberá a mim dar prosseguimento.

Antonio Alves Júnior foi diretor do Departamento da América Central e Caribe do Itamaraty entre 2015 e 2017 (a partir de 2016 o departamento passou a incluir também o México). Recentemente foi encarregado de negócios na embaixada brasileira em Cuba e é o atual cônsul-geral do Brasil em Córdoba, na Argentina. Este será o seu primeiro trabalho como embaixador.

O senador Chico Rodrigues (União-RR) foi o relator da indicação (MSF 76/2022).

O país

Brasil e Costa Rica estabeleceram relações diplomáticas formais em 1906. O Itamaraty entende que o país centro-americano possui longa tradição democrática e ativa atuação internacional, particularmente em temas relacionados à agenda de direitos humanos e meio ambiente.

O Programa de Cooperação Técnica Brasil-Costa Rica está amparado pelo Acordo Básico de Cooperação Técnica, Científica e Tecnológica, promulgado em 1999. A cooperação técnica bilateral é implementada na modalidade de custos compartilhados em 50%, por se tratar a Costa Rica de país com nível de desenvolvimento semelhante ao do Brasil.

Em 2021, o fluxo de comércio Brasil-Costa Rica totalizou 397,2 milhões de dólares, com 325,6 milhões em exportações brasileiras e 71,6 milhões em importações. O saldo brasileiro foi de 254 milhões de dólares, com destaque para automóveis, produtos semiacabados de ferro e aço, papel e fios e tecidos especiais. As principais importações foram compostas por produtos para usos medicinais, cirúrgicos, dentários ou veterinários, vidraria, válvulas e tubos termiônicos.

No período de janeiro a agosto de 2022, as exportações do Brasil para a Costa Rica somaram 328 milhões de dólares — cifra superior à registrada em todo o ano de 2021 — com superávit brasileiro de 255 milhões.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Governador Valadares, MG Atualizado às 14h03 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 27°

Ter 23°C 20°C
Qua 29°C 20°C
Qui 29°C 21°C
Sex 30°C 21°C
Sáb 25°C 21°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio