O Panorama do Legislativo Municipal, plataforma desenvolvida no Senado para tornar mais acessível os dados sobre as câmaras municipais do Brasil, conquistou o primeiro lugar na categoria Soluções da 27ª edição do Prêmio Tesouro Nacional.
A plataforma foi desenvolvida pelos servidores Florian Madruga, Gabriele Lima, Danilo Freire e Hugo Bartolomeu, da Secretaria de Transparência do Senado, em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).
O Panorama do Legislativo Municipal agrega diferentes bases de dados, que antes estavam dispersas pela administração pública, e busca torná-las acessíveis por meio de gráficos simples e intuitivos.
— Nas últimas décadas houve uma expansão na geração e na disponibilização de dados, mas a compreensão e a análise das bases de dados ainda estão restritas ao público que tem mais conhecimento técnico. O Panorama do Legislativo Municipal foi concebido para que todo cidadão tenha acesso a dados públicos e os compreenda, independentemente do nível de instrução. Esperamos que sirva de subsídio para o exercício do controle social — explica Florian.
O Prêmio Tesouro Nacional é concedido desde 1996 pelo Tesouro Nacional e tem como foco os trabalhos que abordam as finanças públicas. A categoria Soluções, criada há três anos, reconhece iniciativas em ciências de dados e inteligência artificial relacionadas a finanças públicas. Outros servidores do Senado já ganharam esse prêmio anteriormente, em outras categorias. Esta foi a primeira vez que funcionários da Casa foram premiados na categoria Soluções.
Mín. 20° Máx. 28°