Em pronunciamento em Plenário, nesta terça-feira (20), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a aprovação do projeto que institui o Programa Jovem Senador (PRS 56/2022), de autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). A matéria foi aprovada na forma do substitutivo apresentado por Paim, e aguarda promulgação. O programa, voltado a estudantes das escolas públicas do nível médio, já existe há mais de dez anos.
Paim também parabenizou todos os senadores pelo trabalho coletivo nas adequações do projeto. Ressaltou a importância do programa que, em sua opinião, envolve os jovens estudantes e tem contribuído muito para o fortalecimento da democracia. De acordo com o senador, o programa, desde sua instalação, atraiu a participação de aproximadamente dois milhões de jovens.
— O objetivo é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre a política, a democracia e o exercício da cidadania. Os estudantes têm a oportunidade de conhecer o funcionamento do Senado, como funcionam os três Poderes e, inclusive, de sugerir propostas que serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos (CDH) e por ela analisadas. A partir dali, poderão virar projetos de lei. Inúmeros desses projetos, de iniciativa de jovens homens e mulheres, já circularam na Casa [Senado] e acabaram virando lei. O programa ‘Jovem Senador e Jovem Senadora’ tem esta responsabilidade: aproximar a juventude, os estudantes, da vida legislativa brasileira — declarou.
Mín. 20° Máx. 28°