Em pronunciamento nesta quarta-feira (24), o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) fez um apelo para que a comunidade internacional ajude o Brasil a vacinar a sua população contra a covid-19.
Fávaro lembrou que, na terça-feira (23), o Senado aprovou o RQS 1.097/2021, requerimento de moção com o objetivo de sensibilizar os grandes parceiros comerciais do Brasil — como China, Estados Unidos e União Europeia, países produtores de vacina — para a situação brasileira.
Num cenário de elevado número de mortes, com 3.251 mortes estimadas somente na terça-feira (23), e de impossibilidade de fornecimento rápido do número suficiente de imunizantes, como relatado em sessão temática com representantes de empresas e laboratórios produtores de vacinas contra a covid-19, é fundamental esse tipo de apoio, defendeu o senador.
— A hora é de apelo internacional para termos vacina, a única solução que teremos. Não é lockdown, não é parar tudo; é vacina. E, com o apelo internacional, veremos quem serão os amigos do Brasil e do povo brasileiro, para que nós possamos seguir de pé. Vamos superar este momento difícil, mas vamos saber reconhecer quem serão nossos parceiros, nossos amigos.
Para Carlos Fávaro, o momento atual não é apropriado para julgar os erros diplomáticos cometidos pelo Brasil que levaram a essa situação difícil de acesso às vacinas. Segundo ele, esse equívoco, com o tempo, será avaliado pelos órgãos de controle e pelo povo brasileiro.
Mín. 20° Máx. 31°