O espaço Senado Galeria, no Anexo 1 do Senado Federal, recebe, até sexta-feira (3), uma exibição fotográfica do artista polonês Wojciech Grzedzinski. O evento, promovido pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) em parceria com a embaixada da Ucrânia, a embaixada da Polônia e a delegação da União Europeia no Brasil, retrata a invasão da Rússia em terras ucranianas.
— É uma oportunidade de trazer ao Senado um pouco da história do povo ucraniano e dos dramas, sofrimentos e fragilidades que uma guerra impõe. Exposições como essa nos ajudam a não esquecer o passado, e aprender com ele — justificou a senadora.
As fotografias são fruto do trabalho de Grzedzinski como correspondente do jornal The Washington Post durante o conflito na Ucrânia. Ele é especialista nesse tipo de cobertura, tendo atuado também no Líbano, Iraque, Afeganistão, Sudão do Sul e Geórgia.
Embaixadora da Suécia, um dos países de destino dos refugiados da guerra, Karin Wallensteen fala da cooperação internacional que tem sido arranjada para cuidar dos exilados da guerra.
— A União Europeia apoia a Ucrânia impondo sanções aos russos e ajudando os ucranianos a combater. Temos muitos refugiados na Europa, principalmente na Suécia e na Polônia, e estamos nos ajudando para tratar deste assunto — disse.
Mín. 21° Máx. 29°