Izalci Lucas: É preciso padronizar as informações no SUS
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) defendeu nesta quarta-feira (15) diversos projetos dele que estão em análise no Congresso Nacional. Em pronunciame...
15/03/2023 às 17h25
Por: RedaçãoFonte: Agência Senado
Compartilhe:
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) defendeu nesta quarta-feira (15) diversos projetos dele que estão em análise no Congresso Nacional. Em pronunciamento, destacou o que prevê a padronização das informações no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da proposta, de acordo com o senador, é garantir o compartilhamento dos dados do setor pelos municípios, estados e união, barateando a gestão e agilizando o atendimento dos usuários (PL 2154/2021). — Aqui no Distrito Federal, que é a capital da República, você não tem informação nem de estoque de medicamento. Não tem controle. Você vai em vários hospitais e nenhum deles sabe informar o que o outro hospital tem ou está fazendo. Então, muitas vezes o paciente fica rodando a cidade toda, buscando uma coisa que deveria estar no sistema. E temos que respeitar o paciente, o contribuinte. Ora, se eu quero marcar uma consulta, eu não precisaria enfrentar ônibus, ir ao hospital, entrar numa fila e marcar para não sei quando. Bastaria usar os aplicativos — argumentou. Turismo Izalci falou também a favor da integração do turismo cívico no projeto pedagógico das escolas. Em sua opinião, essa medida vai estimular o turismo nos diversos municípios do país. Ao concluir, afirmou que é preciso incentivar as pequenas e médias empresas a investirem em inovação tecnológica, por meio da sua inclusão no sistema de tributação pelo lucro real. — Então, a gente tem esse projeto tramitando há algum tempo. Cada governo que entra concorda, mas na hora de votar, a gente tem dificuldade. E tem mais: se essas empresas que têm esse benefício do lucro real derem prejuízo no ano seguinte, não poderão continuar participando desse projeto. Porque inovação é um processo, não dá para você ter num ano e no outro não ter. Tem de ter regularidade e recursos — ressaltou.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.