Pontes pede que governo disponibilize vacina contra dengue
Em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (19), o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) chamou a atenção para a situação da dengue no paí...
19/04/2023 às 18h05
Por: RedaçãoFonte: Agência Senado
Compartilhe:
Em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (19), o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) chamou a atenção para a situação da dengue no país. Pontes destacou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou uma nova vacina contra a dengue, desenvolvida em laboratório japonês. Segundo o parlamentar, esse é o primeiro imunizante aprovado no país para a faixa etária de 4 a 60 anos, independentemente da exposição prévia ao vírus da dengue. Pontes enfatizou que é muito importante que o governo federal disponibilize a vacina para a população, especialmente nas regiões com maior incidência. Para o parlamentar, está na hora de o governo tomar atitudes que resolvam o problema, já que a situação é urgente. Segundo ele, estudos clínicos mostram que a vacina é capaz de reduzir em até 95% o número de hospitalizações relacionadas à dengue e em até 80% o número de casos graves da doença. — Apesar da existência dessa vacina, o Ministério da Saúde ainda não se posicionou sobre a inclusão da nova vacina no calendário nacional de vacinação. Isso é algo que a gente não pode admitir no nosso país. Nós já temos uma vacina, ela é segura, ela é eficaz, comprovada pela Anvisa, e não disponibilizar essa vacina imediatamente para a população coloca milhares de brasileiros em risco. A vacinação é uma medida fundamental para o controle da disseminação da doença, e negar à população brasileira o acesso a essa vacina é uma negligência que a gente não pode aceitar no país. Pontes ressaltou que é preciso que o governo adote medidas concretas, investindo em campanhas de conscientização e saneamento básico. O senador afirmou que é necessário também fornecer recursos para os municípios enfrentarem o surto.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.