A Livraria do Senado consolidou sua presença nas mídias digitais, com resultados importantes alcançados no Instagram. Criado em 25 de março de 2020, o perfil oficial superou a marca de 14,8 mil seguidores nesta semana, após mais de 430 publicações. A Livraria alcançou uma média mensal de crescimento de 1,2 mil novos leitores por mês.
Chefe do Serviço de Multimídia da Livraria, Thomas Jefferson Gonçalves explica que o órgão entendeu a necessidade de uma abordagem nova para atingir a um público maior.
— Adotamos uma série de iniciativas, como distribuir os livros em outras plataformas digitais e, no fim de 2019, entendemos que devíamos também ter uma conta em rede social. As feiras de livro, que eram nossos principais canais, sofreram grande redução naquele ano e vimos que faltava essa participação. Fizemos questão de criar a rede social conforme as normativas do Senado e seguimos isso à risca — destaca.
Thomas enalteceu o apoio das redes sociais do Senado, da Rádio Senado, da TV Senado, do Interlegis e da Biblioteca durante o processo de evolução. Segundo ele, as republicações e menções ao perfil da Livraria ajudaram a atrair público para o novo perfil e criar uma base sólida de seguidores.
Um relatório enviado pela equipe da Livraria ao Comitê de Gestor do site do Senado apontou que as principais estratégias por trás do sucesso foram as promoções realizadas no período, como sorteios de exemplares, e a produção de conteúdo diferenciado para a rede social. O secretário-executivo do Comitê, Washington Brito, explicou que os resultados foram além do esperado inicialmente.
— Nós, do Comitê, acreditamos na ideia do órgão de criar contas nas redes. Temos o cuidado de garantir que esses perfis que possam sobreviver de maneira autônoma. O relatório encaminhado pela Livraria foi uma maneira de mostrar que fizeram um trabalho acima da nossa expectativa inicial.
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