A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), por meio do Hub MG e em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), lança mais um desafio no ciclo especial de inovação aberta voltado para o agronegócio, o Hub MG Agro. A iniciativa apoia cooperativas, produtores e empresários de setores tradicionais para se manterem competitivos, inovadores, aumentando, assim, a eficiência de seus negócios.
Nessa primeira leva, três empresas do ramo do café apresentam provocações em busca de soluções tecnológicas. “Dessa vez, a busca por soluções está muito voltada para o ambiente on-line. Neste período de pandemia, não poderia ser diferente. A experiência da venda on-line tomou conta de todo o mercado, mudando a experiência de compra de clientes e fornecedores”, explica Thales Luan, diretor de Fomento ao Ecossistema de Inovação da Sede.
O quarto desafio do programa, lançado nesta sexta-feira (23/4), busca soluções para melhorar a experiência virtual dos alunos em aulas práticas em cursos de agronegócio. Podem ser inscrever startups que forem capazes de aumentar o engajamento e interação dos alunos com as disciplinas, ampliar o conhecimento técnico nas práticas ministradas e melhorar a experiência deles no ambiente virtual.
Compra e venda
O primeiro desafio, relacionado à compra e venda, busca soluções para melhorar a experiência do cliente, otimizando o processo remoto de uma das maiores cooperativas da região Sudeste do país. As startups inscritas devem apresentar propostas para aumentar a rentabilidade do produtor, gerar vendas on-line, diminuir a necessidade do cooperado estar presente na loja e melhorar a experiência do cliente, aumentando a satisfação e diminuindo o tempo gasto no processo de compra e venda.
On-line
A empresa busca soluções tecnológicas capazes de aumentar suas vendas diretas ao consumidor e aumentar o tráfego de seus principais canais de atendimento. As startups inscritas devem apresentar soluções para diminuir a dependência B2B em atacado, equilibrando com as vendas B2C; alavancar relacionamento com o consumidor final, melhorando a conversão de vendas; Aumentar o tráfego do marketplace da empresa; e a relação receita x investimento ideal seria seis vezes ou mais.
O programa
O Ciclo Hub de Inovação Aberta é uma ação em que uma empresa busca soluções inovadoras para reduzir custos ou aumentar receita. A partir disso, soluções tecnológicas de diferentes países são prospectadas, analisadas e ranqueadas. As seis melhores soluções são apresentadas ao proponente do desafio para que ele possa decidir quais são as que tem maior potencial de gerar os resultados esperados.
O Hub MG já apoiou mais de 50 empresas e cooperativas a se conectarem com 250 startups e outras soluções tecnológicas e em ação junto com a Seapa, o Hub MG Agtech. Para mais informações: [email protected]
Conheça os desafios na íntegra: http://bit.ly/DesafiosHubMG
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