O Prefeito André Merlo sancionou, na última terça-feira (27), a Lei Ordinária Nº7.273/2021, que institui o Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce na estrutura da Prefeitura de Valadares. Apresentado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inovação, o projeto foi aprovado por unanimidade em segunda votação na Câmara Municipal.
O Parque Científico e Tecnológico é um ambiente de inovação destinado a fomentar a interação entre universidades, governo e empresas de base tecnológica, com o objetivo de gerar novas startups e oportunidades de negócios.
Igor Torrente, Gestor do Parque Científico e Tecnológica, destaca que as startups já estão completamente inseridas no dia a dia das pessoas; aplicativos de mobilidade urbana, de delivery e bancos digitais são alguns dos exemplos de empresas do setor. Assim, temos como objetivo criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de negócios, fomentando a diversificação econômica e a retenção dos talentos locais”, avalia Igor.
Além de ser o único município da região leste dentre as dez cidades com o maior número de empresas de tecnologia no Estado e a dispor de um Parque Científico e Tecnológico, a cidade apresenta uma taxa de crescimento anual de startups em 50%, percentual superior à média nacional.
Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento e Inovação, professor Hilton Manoel, “o Parque Científico e Tecnológico representa uma política pública estruturante, fundamental para dinamizar as vocações econômicas e posicionar o município dentre os principais ecossistemas de inovação do Estado”.
Já o prefeito André Merlo ressalta que “o Parque Científico e Tecnológico reforça o nosso protagonismo em políticas públicas de desenvolvimento ancoradas em inovação. Nesse caminho, simboliza mais oportunidades de emprego e de negócios para a nossa cidade”.
Mín. 20° Máx. 30°