Valadares

Hospital Municipal realiza primeira captação de múltiplos órgãos do ano

Cinco pacientes da fila única estadual de receptores de órgãos foram beneficiados com rins, córneas e fígado

03/05/2021 17h07
Por: Redação
Divulgação/Prefeitura
Divulgação/Prefeitura

Na última quinta-feira (29), cinco pessoas que estavam aguardando na fila estadual do MG Transplantes receberam os órgãos necessitados.Eles foram beneficiados com 2 rins, 1 fígado e 2 córneas.

O procedimento de captação dos órgãos, realizado no Hospital Municipal (HM), foi possível a partir da confirmação da morte encefálica de um paciente de 60 anos da cidade da cidade de Itanhomi após um acidente vascular cerebral (AVC), que o levou à morte.

Após o diagnóstico, a família do doador foi informada pela equipe de assistência social sobre a possibilidade da doação de órgãos e ao final permitiu a ação. O diagnóstico da morte encefálica foi realizado por dois médicos da unidade além de um exame (eletroencefalograma) e seguiu por completo o rígido protocolo de morte encefálica.

De acordo com o médico da organização de procura de órgãos-leste, Dr. Fabrício Portilho Silva Magalhães, esta é a primeira captação de órgãos realizada no HM neste ano.Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) é necessário a realização de um exame RTPCR 24 horas antes da morte do doador. “Nossos cuidados desde o início da pandemia estão ainda mais rígidos, somos muito cautelosos, pois precisamos nos certificar que não há risco de contaminação para os pacientes que serão transplantados”. Revelou ele.

Importante ressaltar que a lista de espera por um órgão cresce a cada dia e a conscientização de todos sobre o valor deste ato traz esperança para estas pessoas vivem no limite, que estão sempre à espera de dias melhores.  “Sabemos que este é um momento delicado, de dor para a família e mesmo assim eles entenderam a importância desse gesto de amor e solidariedade”, ressaltou Dr. Fabrício.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Governador Valadares - MG
Atualizado às 18h01
28°
Alguma nebulosidade Máxima: 30° - Mínima: 13°
28°

Sensação

4 km/h

Vento

40%

Umidade

Fonte: Climatempo
quadrado home
Municípios
Últimas notícias
quadrado 3
Mais lidas
Anúncio
Anúncio