Para evitar o excesso de velocidade e prevenir acidentes, existem vários recursos à disposição do Município que podem ser empregados para garantir um trânsito mais seguro para todos. Dentre eles, estão a travessia elevada, redutores de velocidades, sinalização vertical e a instalação de radares. Assim, a partir da próxima semana, uma empresa de São Paulo, vencedora do processo licitatório no Município, iniciará a instalação desses instrumentos de fiscalização eletrônica em Valadares. Além da reimplantação de radares em locais onde já existia o equipamento, será feita a instalação de novos em outros pontos da cidade.
Em Valadares, serão implantados tanto radares de velocidade, ou seja, o que mede basicamente o excesso de velocidade da via, quanto radares do tipo misto, que é o que fiscaliza o avanço de sinal e o excesso de velocidade. Para a instalação desses equipamentos é feito, previamente, um estudo técnico, levando-se em conta pontos críticos da cidade, onde há maior incidência de conflitos no trânsito, excesso de velocidade ou maior incidência de acidentes.
O controle de velocidade por radar na área urbana é um importante instrumento para se evitar excessos no trânsito, visto que a alta velocidade é uma das maiores causas de atropelamentos e de acidentes. A simples instalação dos equipamentos em determinado trecho da via já muda o comportamento dos condutores.
Com a implantação dos radares, os condutores serão orientados sobre os limites de velocidade naquele trecho com placas de velocidade instaladas de forma visível, além do reforço na sinalização. Com a conclusão do processo de instalação dos radares, a previsão é que os equipamentos já estejam em funcionamento no final do mês de maio.
Mín. 20° Máx. 30°