Começa hoje (17) e vai até a próxima quarta-feira (19) o festival de divulgação científica Pint of Science (Copo de Ciência) 2021, “o maior evento mundial de divulgação científica em bares e restaurantes”, segundo os organizadores. Eles classificam a iniciativa como uma espécie de “brinde à ciência”. Pelo segundo ano consecutivo, o brinde será feito de forma remota, uma vez que o evento será online por causa da pandemia.
Nesta edição, contará com a participação de 30 países, e estará presente em 67 cidades brasileiras. Dez delas, capitais. Também pelo segundo ano consecutivo, ocorrerá uma versão voltada às crianças: o Pint of Milk (Copo de Leite), que será transmitido a partir de Belo Horizonte, Lavras (MG), Campos dos Goytacazes (RJ), Rio de Janeiro, Marabá (PA) e Vila Velha (ES).
A transmissão dos eventos será por meio do canal do Pint of Science Brasil no Youtube, além dos canais das instituições de ensino parceiras. Para saber como assistir, basta acessar a programação no site.
Em Brasília, uma das atividades desenvolvidas pelo festival é chamada “Perguntas absurdas vs Cientistas sensatos”, que responde a indagações interessantes que, em geral, surgem a partir da cabeça de crianças. “Como as baratas e os ratos comem esgoto e lixo e não têm dor de barriga?”, exemplificam os organizadores.
Em São Paulo, uma das atividades é destinada a tirar dúvidas sobre o uso de métodos de investigação e a importância da diversidade no ensino de ciências, fazendo das salas de aulas “um verdadeiro experimento” para aqueles que acreditam que a educação é o que transforma tudo. Os interessados devem procurar a atividade “Ciência na sala de aula”.
“Pandemia e maternidade: como esses fatores têm afetado a produtividade na pesquisa?” é um dos eventos previstos que ocorrerá em Palmas (TO). Abordará a influência da pandemia na produtividade de mães e pesquisadoras.
A automedicação e o uso indevido ou inadequado de medicamentos – em especial antibióticos – durante a pandemia é o destaque do Pint of Science (Litro de Ciência) em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Já entre os destaques do Pint of Milk (Copo de Leite) está a presença do criador do personagem Zé Gotinha, usado nas campanhas de vacinação no Brasil, Darlan Rosa, em transmissão feita a partir de João Monlevade (MG).
Em Belo Horizonte, será apresentada a animação “Hoje é dia de vacina!” que mostra como as vacinas protegem a saúde e tiram de cena doenças contagiosas; e em Campos de Goytacazes (RJ), as crianças poderão assistir as aventuras da Dra. Lucimundi Voyageur para contar como é a vida na praia.
Vila Velha (ES) transmitirá o evento “Tem ciência na cozinha!”, que mostrará que “toda cozinha é praticamente um laboratório de experimentos, com transformações químicas e físicas acontecendo o tempo todo”.
Mín. 19° Máx. 28°