Na última quarta-feira (26) o Prefeito André Merlo, o vice-prefeito e secretário de governo David Barroso e demais autoridades receberam a Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e sua comitiva para o cumprimento de agendas na cidade. “A presença da ministra muito nos alegra, pois queremos ombrear com o Governo para realizar diversas ações e precisamos muito desse reforço, desse auxílio para nossa cidade” exclamou o prefeito André Merlo.
Um dos compromissos foi uma breve visita à nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Central) onde em uma coletiva a ministra anunciou uma parceria com o Município de fomentar as políticas públicas e assistenciais na cidade. Dentre eles: a implantação do Programa Criança Protegida, fortalecimento dos conselhos tutelares com carros e equipamentos, programas para contemplar idosos, jovens e mulheres fomentando o empreendedorismo e o “Famílias Fortes”. Queremos dessa forma fortalecer os vínculos familiares. Queremos promover oficinas para pais ou pessoas que exercem essa função dentro do ciclo familiar e assim fazer com que as habilidades parentais sejam desenvolvidas” disse a Ministra Damaris Alves .
No início da tarde houve uma reunião no auditório da Prefeitura com prefeitos da região para apresentações de trabalhos do Ministério alusivos aos temas da pasta, o lançamento do Estatuto Municipal da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa e assinatura do Decreto que cria a Ouvidoria Racial Municipal. “A gestão do prefeito André é a que mais pensa e investe nas políticas para minimizar as desigualdades e é assim que conseguimos trabalhar e mudar essa realidade no nosso município” ressaltou o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo.
Em seguida, uma visita para a entrega da Praça de Esportes com 100% de acessibilidade. O local foi reformado e adaptado para promover a inclusão das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas mais diversas atividades oferecidas pela prefeitura no local. “A nossa Praça de Esportes sempre foi um espaço muito especial e agora mais ainda podendo permitir acesso a todos aqueles que querem usufruir de um instrumento público e adequado para a prática esportiva”, ressaltou André Merlo.
Por fim, a Ministra Damaris pôde acompanhar um pouco de um serviço custeado pelo SUS que desde agosto de 2019 coloca Governador Valadares como a primeira cidade da região a oferecer gratuitamente a “Equoterapia” para 85 pacientes, sendo 65 adultos e 20 crianças do Centro de Apoio ao Deficiente Físico Dr. Otávio (CADEF). A terapia utiliza o cavalo como ferramenta terapêutica no processo de reabilitação de pessoas com deficiência. É uma parceria da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Equovila e é realizada nas dependências do Parque de Exposições José Tavares. ”Poder mostrar o que acontece aqui na Equoterapia, os benefícios da terapia, é uma oportunidade de voltar os olhos tanto do Governo quanto da sociedade para um serviço que proporciona saúde, inclusão e mais qualidade de vida para os nossos pacientes e familiares”, ressaltou Sônia Correia de Aguiar, pedagoga
Mín. 19° Máx. 28°