O Plenário do Senado Federal aprovou nesta quinta-feira(27), o projeto de lei complementar da Câmara dos Deputados (PLC 148/2017) que inclui 81 municípios do estado de Minas Gerais, localizados no Vale do Rio Doce, e três do estado do Espírito Santo na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
A Sudene tem por finalidade promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional. Para o relator, senador Carlos Viana do PSD de Minas Gerais o projeto contribui para a redução das desigualdades regionais. O senador explica que as leis que fizeram a composição da área de atuação da Sudene excluíram indevidamente alguns municípios desses estados, que possuem indicadores de renda semelhantes a municípios que já têm acesso aos incentivos fiscais e financeiros proporcionados pela superintendência.
As cidades mineiras que constam do projeto são: Açucena, Água Boa, Aimorés, Alpercata, Alvarenga, Bonfinópolis de Minas, Braúnas, Cantagalo, Capitão Andrade, Carmésia, Central de Minas, Coluna, Conselheiro Pena, Coroaci, Cuparaque, Divino das Laranjeiras, Divinolândia de Minas, Dom Bosco, Dores de Guanhães, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Frei Lagonegro, Galileia, Goiabeira, Gonzaga, Governador Valadares, Guanhães, Imbé de Minas, Inhapim, Itabirinha de Mantena, Itanhomi, Itueta, Jampruca, José Raydan, Mantena, Marilac, Materlândia, Mathias Lobato, Mendes Pimentel, Mutum, Nacip Raidan, Naque, Natalândia, Nova Belém, Nova Módica, Paulistas, Peçanha, Periquito, Piedade de Caratinga, Resplendor e Sabinópolis.
Além desses, estão ainda Santa Bárbara do Leste, Santa Efigênia de Minas, Santa Maria do Suaçuí, Santa Rita de Minas, Santa Rita do Itueto, Santo Antônio do Itambé, São Domingos das Dores, São Félix de Minas, São Geraldo da Piedade, São Geraldo do Baixio, São João do Manteninha, São João Evangelista, São José da Safira, São José do Divino, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Anta, São Sebastião do Maranhão, Sardoá, Senhora do Porto, Serra Azul de Minas, Sobrália, Taparuba, Tarumirim, Tumiritinga, Ubaporanga, Uruana de Minas, Virginópolis e Virgolândia. Do Espírito Santo entram na Sudene as cidades de Aracruz, Itarana e Itaguaçu.
A Sudene abrange totalmente os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. O órgão já atende a 161 cidades de Minas e 26 do Espírito Santo. A reportagem entrou em contato com o órgão para obter informações sobre recursos liberados para Minas este ano, mas a assessoria de imprensa informou que não haveria como fazer o levantamento na quarta-feira (1º).
Mín. 21° Máx. 29°