Segunda, 18 de Novembro de 2024
22°

Parcialmente nublado

Governador Valadares, MG

Anúncio
Senado Federal Senado Federal

Paim defende projeto que prevê quebra de patentes de vacinas contra covid-19

Em pronunciamento nesta terça-feira (1º), o senador Paulo Paim (PT-RS) voltou a cobrar da Câmara dos Deputados a votação do PL 12/2021, projeto de ...

01/06/2021 às 19h27
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
O projeto, de autoria do próprio Paim, já foi aprovado no Senado e aguarda votação na Câmara - Reprodução/TV Senado
O projeto, de autoria do próprio Paim, já foi aprovado no Senado e aguarda votação na Câmara - Reprodução/TV Senado

Em pronunciamento nesta terça-feira (1º), o senador Paulo Paim (PT-RS) voltou a cobrar da Câmara dos Deputados a votação do PL 12/2021, projeto de lei de sua autoria que prevê o licenciamento compulsório e temporário de patentes de insumos, vacinas e medicamentos destinados ao combate à pandemia. O projeto já foi aprovado no Senado.

— Por que a Câmara ainda não votou? Ninguém responde isso.

Ao defender seu projeto, Paim citou o Boletim Legislativo nº 91, publicação da Consultoria Legislativa do Senado. Ele disse que essa edição do boletim confirma que a proposta "não é uma proposta extravagante, como alguns dizem". O senador também frisou que o seu teor de seu projeto é semelhante ao de proposições em análise em outros países.

De acordo com o senador, os consultores que escreveram esse texto argumentam que o projeto de Paim não coloca em risco parcerias tecnológicas em andamento e pode inclusive contribuir para o surgimento de outras.

Paim também disse que, na opinião dos consultores, caso a proposta seja aprovada pelo Cogresso Nacional e sancionada pela Presidência da República, o Brasil não estará violando qualquer acordo internacional e terá uma legislação que estabelecerá os limites de atuação do Poder Executivo, com regras claras de procedimento e prazos compatíveis com a situação de urgência que o país enfrenta.

— Pesquisadores e especialistas em vírus afirmam que, com o inverno e o abandono das medidas de proteção, poderemos chegar a 750 mil mortos no país até o final de agosto e o início de setembro. Nem sequer o uso de máscara poderá evitar os óbitos se não mantivermos o distanciamento ou se não estivermos vacinados. Vacina já, para todos. Quanto maior o prazo para adoção de medidas de urgência, mais pessoas serão vitimadas — alertou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Governador Valadares, MG Atualizado às 20h02 - Fonte: ClimaTempo
22°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 29°

Ter 32°C 20°C
Qua 32°C 21°C
Qui 34°C 22°C
Sex 24°C 20°C
Sáb 19°C 18°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio