Com a participação de três senadores brasileiros, encerra-se nesta quarta-feira (16), em Washington (Estados Unidos), o Fórum de Legisladores sobre Inovações na Democracia. No evento, a delegação brasileira mostrou a parlamentares da Austrália, Brasil, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos o programa e-Cidadania como exemplo de valorização da participação popular na atividade do Senado.
O encontro é organizado pela organização sem fins lucrativos Inovações Democráticas da Conferência Nacional sobre Cidadania e pelo Instituto para o Engajamento Democrático e Prestação de Contas da Universidade Estadual de Ohio. Nelsinho Trad (PSD-MS), Humberto Costa (PT-PE) e Rogério Carvalho (PT-SE) representaram o Senado brasileiro.
Nelsinho expôs sua experiência como presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), quando, durante a pandemia de covid-19 e as consequentes mudanças no funcionamento do Congresso, incentivou a participação dos brasileiros em audiências públicas e sabatinas do colegiado por meio do e-Cidadania.
— As ferramentas inovadoras nos permitem expandir a presença democrática do cidadão para além do momento eleitoral, em que muitas vezes ela parece estar confinada. Com essa prática, pouco a pouco, observamos o aumento do número de interlocutores a cada sessão da Comissão — lembrou.
Nelsinho Trad lembrou exemplos de interação durante as sessões de sabatinas na CRE sob sua presidência, em 2019 e 2020. Segundo ele, os canais de interlocução popular ampliaram a transparência do processo e conduziram a uma oportunidade de “educação para a democracia, para a convivência respeitosa com a divergência”.
Humberto Costa disse esperar que a troca de experiência com parlamentares de outros países contribua para aperfeiçoar a relação do Legislativo com os cidadãos, e também destacou a experiência do e-Cidadania.
— Já há interações de mais de 40 milhões de pessoas em vários momentos, especialmente durante o período da CPI da Covid — destacou.
Mín. 20° Máx. 22°