O Plenário aprovou nesta terça-feira (22) a indicação de duas diplomatas que irão exercer o cargo de representantes permanentes do Brasil em agências da Organização das Nações Unidas ONU).
Por 49 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção, os senadores aprovaram a indicação de Carla Barroso Carneiro para representar o país junto a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Por sua vez, a indicação de Paula Alves de Souza para o cargo de delegada permanente do Brasil junto a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) foi aprovada por 45 votos favoráveis, quatro contrários e duas abstenções.
A aprovação das indicações será comunicada à Presidência da República.
A indicada para a FAO, Carla Barroso Carneiro (MSF 64/2022) foi assessora internacional em diversos ministérios, como Casa Civil, Educação, Cidadania e Desenvolvimento Regional. A indicação foi relatada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).
A indicada para a Unesco, Paula Alves de Souza (MSF 65/2022) é a atual diretora do Instituto Guimarães Rosa, fundado neste ano pelo Itamaraty para difundir a língua portuguesa e a cultura brasileira. Sua indicação foi relatada pela senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).
As indicações já haviam sido aprovadas na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), após realização de sabatina com as diplomatas.
Mín. 20° Máx. 27°