Área exclusiva para acesso aos serviços dos diversos órgãos do Estado, a página cidadao.mg.gov.brganhou novo layout e inclusão de mais funcionalidades. A página faz parte do Portal MG, site oficial do Governo de Minasque reúne as informações e serviços do Estado, e passou por um processo de reestruturação e aprimoramento para facilitar o acesso e melhorar a experiência dos cidadãos.
Integrada ao MG App, a cidadao.mg.gov.br reúne os 70 serviços disponibilizados no aplicativo.
Fazendo login, a população consegue realizar e acompanhar solicitações junto aos diversos órgãos estaduais, como emissão de documentos, agendamento de horários nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), solicitação de seguro-desemprego, entre outros.
“Neste canal, é possível cadastrar dados no perfil, como veículos, contas de luz e água, entre outros. Dessa forma, ao usar o serviço, não é necessário preenche-los para realizar as consultas necessárias. Pretendemos continuar agregando novas funcionalidades que personifiquem a relação do Estado com os cidadãos, como, por exemplo, notificações personalizadas para acompanhamento dos serviços utilizados”, afirma o diretor Central de Atendimento Eletrônico da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Damião Rocha.
O acesso ao portal cidadao.mg.gov.bré feito com os mesmos dados de login utilizados nos serviços do governo federal (login unificado gov.br) e nos demais canais do Governo de Minas. Quem já possui uma conta no MG App pode acessar suas informações também pelo site. A novidade beneficia, ainda, aqueles que não possuem aparelhos móveis com sistemas operacionais Android ou iOS e, desta forma, não contam com o aplicativo.
Minas Atende
A reestruturação da página faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Seplag, por meio do programa Minas Atende, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O programa tem como objetivo aproximar os cidadãos mineiros dos serviços públicos e avançar no processo de transformação digital do Governo de Minas.
Damião Rocha reforça que as soluções de inovação beneficiam tanto o cidadão quanto o Estado. “A digitalização de serviços promove mais rapidez no atendimento, mais facilidades para os cidadãos e menores custos para o poder público”, observa.
Em 2020, o aplicativo MG App teve 14,6 milhões de acessos e alcançou mais de 1 milhão de downloads. O Portal MG registrou 17,3 milhões de acessos, cerca de 28% a mais do que em 2019, e a página exclusiva dos cidadãos 788.480 acessos.
Mín. 20° Máx. 23°