A Fundação Hemominas propõe que toda a energia positiva gerada pela alegria do Carnaval seja transfundida em doação de sangue! E, para isso, foi criada a campanha “Carnaval Solidário Hemominas”. A marchinha de carnaval “Ô Abre Alas”, composta em 1899, serviu de inspiração musical para a Fundação Hemominas lançar a campanha “Carnaval Solidário”.
"Olha o doador aí, gente!
Ô abre alas, que eu quero doar
Ô abre alas, que eu quero doar
Eu doo sangue, não posso negar
É nesse bloco que eu vou desfilar!"
Com a adaptação da letra, o que se pretende é evocar seu espírito visionário, desafiador e até hoje contemporâneo, abrindo alas para atrair mais e mais “foliões” para a nobre causa da doação de sangue. Especialmente nesses tempos em que os estoques de sangue vêm sofrendo com a baixa no comparecimento de doadores desde o início da pandemia, em todo o país: na atualidade, os estoques dos tipos positivos estão, em média, 20% abaixo do ideal, enquanto os dos tipos negativos, 30%.
Para participar da campanha, os candidatos à doação são convidados a enfeitar as suas máscaras, agendar seu horário em uma das unidades da Hemominas, fazer a doação de sangue, salvar vidas e postar uma foto nas mídias sociais, marcando @hemominas e utilizando a hashtag #CarnavalSolidarioHemominas .
As fotos que forem postadas com @hemominas serão compartilhadas nas páginas oficiais da Hemominas nas mídias sociais. Importante: as máscaras devem cobrir nariz e boca!
A campanha acontece de 8 a 28 de fevereiro. Na semana do Carnaval, as unidades da Fundação estarão abertas para atender os candidatos à doação de sangue. Lembramos que as datas para agendamento das doações são liberadas para os próximos 10 dias. Todos os dias são liberados novos horários
Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.
Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus Covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias, após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);
Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.
Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue pelo link http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao-e-atendimento-ambulatorial/doacao-de-sangue/condicoes-e-restricoes
Mín. 20° Máx. 27°